4 iniciativas brasileiras pra você entender inovação social e se inspirar!

24/05/2018


Ao procurar por ‘inovação social’ em qualquer buscador você vai encontrar uma imensidão de matérias, notícias, reflexões e conceitos. Mas afinal o que é isso, o que come, onde vive, qual o enorme mistério desse termo tão em moda? Hoje, neste blog.

 


Segundo a Stanford Social Innovation Review, inovação social é uma solução inovadora para um problema social existente e que seja efetiva, eficiente e sustentável em comparação com as outras já existentes, beneficiando a sociedade como um todo, de forma coletiva, e não apenas o indivíduo.


Essa solução pode ser caracterizada por um produto, serviço, processo de produção, tecnologias, políticas públicas, movimento social, intervenção. Ou seja, ela pode (e deve) vir das mais diversas iniciativas, grupos e formas! Então, se você achava que para inovar socialmente era necessário uma empresa, estruturas gigantes ou um volume considerável de dinheiro, esqueça.


O que você precisa mesmo para inovar socialmente é querer transformar realidades, se apaixonar pelo problema que quer resolver e buscar maneiras de desenvolver a solução.


Para você entender ainda melhor esse conceito e se inspirar ainda mais, escolhemos quatro empreendimentos brasileiros que estão transformando realidades por meio da inovação social:


Be One Tech: Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas têm diabetes no mundo e pelo menos 100 milhões sofrem da condição do Pé Diabético, cujo tratamento é meramente paliativo. Pensando em como recuperar os pacientes dessa condição, a Beone criou uma solução com base na fotobiomodulação, uma tecnologia embarcada que consegue recuperar as células do tecido, aumentando a velocidade do fechamento e cicatrização dessas feridas. Além de ser eficaz, o equipamento desenvolvido é acessível e apresenta uma solução completamente nova.


Arredondar: Sabe aqueles 5 centavos que o caixa no supermercado arredonda porque não tem troco? E se esses centavos virassem doação para instituições que trabalham pelos objetivos do milênio da ONU? É isso que o Movimento Arredondar faz: nos estabelecimentos participantes, o consumidor pode arredondar a sua conta e essa diferença é doada diretamente a essas instituições selecionadas pelo Movimento.


Hand Talk: A deficiência auditiva atinge mais de 360 milhões de pessoas no mundo (9,7 milhões só no Brasil, segundo o IBGE) e aproximadamente 80% tem dificuldade de compreender o idioma escrito do seu país, usando exclusivamente a linguagem de sinais como forma de comunicação. Pensando na inclusão dessas pessoas, a Hand Talk desenvolveu uma plataforma de tradução digital e automática para a Língua Brasileira de Sinais. Essa plataforma é gratuita para os usuários e pode ser acessada por meio de aplicativo e tradutor de sites.


So+ma: Resíduos viram moeda de troca pela So+ma. Trata-se de um programa de vantagens, gratuito, que incentiva a atitude positiva das pessoas que vivem em comunidades. O participante leva seus materiais recicláveis para a Casa So+ma, ganha pontos e esses pontos podem ser trocados por recompensas a sua escolha, ampliando suas oportunidades.


Se você tem essa vontade de se envolver em processos de inovação social, seja empreendendo, aprendendo mais sobre o tema ou até mesmo levando pra sua instituição, te convidamos a conhecer a Experiência Changemaker. Ela será realizada em São Paulo, nos dia 02 e 03 de junho, e será uma vivência de 16 horas para descobrir as possibilidades de atuação com inovação social. As vagas são limitadas! Clica aqui e conheça toda a programação.

 

Facebook
Twitter
Please reload

Já conhece a Experiência Changemaker?

A experiência em Inovação Social para profissionais do futuro.

Receba as novidades do Choice!

Mudar o mundo começa
com a sua escolha!
Vem pro Choice!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 Movimento Choice. Todos os direitos reservados.