De 3 para mais de 800 eventos em 2 anos: conheça o Movimento pelo Dia Internacional da Juventude no Brasil!

25/08/2020

Você conhece o IYD Brasil?

A ideia surgiu com Ernesto Ferreira (empreendedor social, Intercultural Leader da UNAOC e co-fundador do Movimento), a partir de um estudo entregue para a ONU falando como ampliar o impacto do Dia Internacional da Juventude (International Youth Day - IYD).

 

“Em 2018, o Brasil fez só 3 eventos! E todos feitos para jovens, não por jovens. Só de olhar para isso, você já quer resolver né?” - Mariana Valle
 

Existia uma possibilidade real para ter mais eventos e ampliar ainda mais o impacto do Dia Internacional da Juventude! Então, como fazer isso?

 

O Ernesto publicou um texto no Projeto Draft, falando de sua trajetória. E a Mariana Valle (embaixadora e mentora Choice, gestora de comunicação e comunidade na Quintessa, e co-fundadora do Movimento) se identificou com a história, especialmente depois de ter participado do Youth Assembly

 

Os dois se uniram e começaram a fazer acontecer, mesmo não sabendo ainda aonde ia dar. #AtitudeÉTudo! Nesse momento inicial, a meta era ampliar cada vez mais o conhecimento do Dia Internacional da Juventude no Brasil. 

 

Quais são os objetivos do IYD Brasil?

 

O principal objetivo do Movimento é colocar os jovens como protagonistas da transformação de suas comunidades. Afinal, o Dia Internacional da Juventude não é da ONU, nem do IYD Brasil, e sim dos jovens

 

“Queremos colocar os jovens no palco. Dar suporte para que possam ser protagonistas. E queremos que o Dia Internacional da Juventude seja uma forma de transformar potencial em potência” - Mariana Valle

 

Quando se pensa em engajamento jovem, a Mariana faz questão de realçar que não é sobre um(a/e) só jovem realizar um evento para 10.000 pessoas no Brasil inteiro, e sim atuar localmente, entendendo o que faz sentido para sua região, bairro ou comunidade. Quais são os desafios enfrentados na sua comunidade? O que essas pessoas querem ouvir? E como podemos melhorar a situação local? 

 

E como funciona?

 

Hoje, o IYD Brasil tem algumas frentes de atuação: Voluntários, Conselho, Parcerias, Embaixadores e Fazedores.

  • Os Voluntários atuam durante o ano todo nas frentes de Comunicação, Parcerias e Desenvolvimento Interno;

  • O Conselho reúne grandes organizações juvenis de âmbito nacional, que trabalham juntas dando direcionamento estratégico e fazendo o Dia Internacional da Juventude acontecer;

  • As Parcerias atuam divulgando o Dia Internacional da Juventude e criando projetos em conjunto  (tem mais sobre isso no fim do post!);

  • Os Embaixadores atuam na ponta, dando apoio local aos Fazedores: em 2020, foram 120 embaixadores, ao menos 3 em TODOS os estados do Brasil!

  • E os Fazedores são as pessoas que fazem os eventos e atividades do IYD!

 

Crescimento exponencial mesmo frente à pandemia

 Mapa Mundial de Eventos do Dia Internacional da Juventude em 2020. Repare a quantidade de eventos no Brasil! Para acessar, clique aqui.

 

Em 2018, a Nigéria era o país com maior engajamento do mundo todo: 62 eventos, de acordo com os dados do mapa da ONU do IYD. 

 

Em 2019, o Brasil fez mais de 150 eventos em 22 estados brasileiros, quebrando o recorde mundial! 

 

E, em 2020, a meta era maior ainda: 500 eventos.

 

No meio da pandemia, o IYD migrou para o mundo digital. E isso garantiu que a meta fosse batida e ultrapassada: foram feitos mais de 800 eventos este ano! A tecnologia apoiou a participação de cada vez mais jovens, que puderam participar de atividades de outros estados. Para conferir o mapa de eventos de 2020, clique aqui.

 

“800 eventos em 15 dias, no meio da pandemia, com vários jovens falando de Juventude e Temas Sociais. Isso é uma inspiração!”  - Mariana Valle 

 

No somatório das atividades, todos os eixos do Estatuto da Juventude e todos os ODS foram contemplados. Nordeste e Sudeste foram as regiões de destaque de Fazedores, sendo São Paulo, Bahia e Minas Gerais os estados com mais eventos realizados. 

 

O foco do IYD Brasil esse ano também foi diversidade: os eventos feitos por pessoas pretas, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência aumentou em comparação com 2019.

 

E aí, acabou?

 

Após o Dia Internacional da Juventude de 2020 ter acabado, isso quer dizer que o IYD Brasil pausa suas atividades até ano que vem? Não!

 

“O papel do Dia Internacional da Juventude não é o engajamento de um dia. Queremos que seja um espaço de troca e de ação conjunta entre jovens e Organizações Juvenis de todo o Brasil. Que o 12 de agosto seja um marco, uma data para potencializar o impacto das juventudes no agora, e, com essa potência, inspirar ações para a construção do amanhã.” - Mariana Valle 

 

No mundo, não existe um Movimento estruturado como o IYD Brasil. O sonho grande da organização é, nos próximos 5 anos, replicar este modelo em outro país, para aumentar a relevância do Dia Internacional da Juventude ainda mais! O IYD Brasil quer ser um movimento referência em trabalho coletivo inter-organizacional para o desenvolvimento da juventude de um país. 

 

Movimento Choice e IYD Brasil: nova parceria

 

Para apoiar o Dia Internacional da Juventude a alcançar cada vez mais jovens, o Movimento Choice firmou uma parceria com o IYD Brasil! Teremos novidade sobre parcerias, novos eventos e projetos em conjunto em breve.

 

Para acompanhar o IYD Brasil nas redes sociais:

 

Instagram

Facebook

LinkedIn

Facebook
Twitter
Please reload

Já conhece a Experiência Changemaker?

A experiência em Inovação Social para profissionais do futuro.

Receba as novidades do Choice!

Mudar o mundo começa
com a sua escolha!
Vem pro Choice!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 Movimento Choice. Todos os direitos reservados.