Conheça 4 Programas para quem busca uma vida com impacto

13/03/2018

Oportunidades que o jovem tem para se conectar com o seu propósito através de programas que possuem autodesenvolvimento em sua agenda.

 

 Vivência do Acampamento Prove

 

Certa vez, em uma entrevista de emprego, me perguntaram se eu sabia o que queria fazer na vida. Nessa época eu estava prestes a me formar em administração, havia participado do Movimento Empresa Júnior por quase quatro anos dado aula de tecnologia para idosos, passei um período como estagiário em um banco público e era Embaixador Choice havia quase um ano.

 

Mesmo com essas experiências, eu não consegui dizer o que queria fazer na vida. Muitas das coisas que eu havia feito nunca tinham passado pela minha cabeça e eu não desejava voltar a fazer. Porém, eu sabia que o mais próximo de um propósito que eu tinha era minha atuação no Choice. Eu sabia que queria trabalhar gerando transformação social. Só ainda não sabia de que forma.

 

Ao assumir isso durante a conversa, já esperava que ali teria perdido minha vaga. Fui surpreendido com um grande ensinamento que carrego pra mim desde então: o jeito mais fácil de descobrir o que queremos fazer na vida é descobrindo o que NÃO queremos fazer na vida. Provavelmente vamos fazer muitas coisas que não nos fazem sentir completos, mas a cada nova tentativa, mais próximos do nosso real propósito estaremos.

 

Foi ali que comecei a aceitar as oportunidades que apareciam até o momento presente, empreendendo o Movimento Choice e cumprindo aquele esboço de propósito que tinha pra mim.

 

Sei que existem muitos que estão lendo esse texto que partem da mesma vontade de transformar realidades que eu tinha e que, assim como eu antes do Choice, talvez só precisem encontrar por onde começar. São vários programas que trabalham com experiências para aqueles que estão em busca de propósito, mas vou falar de quatro deles nas linhas abaixo.

 

1 - GUERREIROS SEM ARMAS

 

O Guerreiros Sem Armas (GSA) é um curso do Instituto Elos que reúne jovens de diferentes países que buscam transformação social e querem ser parte dela. O curso propõe a construção de sonhos coletivos utilizando o saber compartilhado que emerge das diferentes realidades.

 

Ao participar do GSA, o jovem entrará em uma jornada de aprendizado onde vai conseguir desenvolver a capacidade de desenhar estratégias, facilitar processos e recursos e cultivar o espírito transformador através do fortalecimento do jovem como indivíduo, do fortalecimento do coletivo e do fortalecimento da conexão global.

 

Em 10 edições do programa, já são mais de 500 jovens formados de 49 países que impactaram 1557 comunidades ao redor do mundo.

 

2 - ACAMPAMENTO PROVE

 

Um programa de cinco dias, o Acampamento Prove buscar trazer o senso de protagonismo em jovens que podem estar desde o ensino médio até aqueles que acabaram de formar. É um programa em imersão onde o conteúdo e as dinâmicas são todas desenhadas para mostrar aos participantes que o alcance dos sonhos é uma escolha que está nas mãos de cada um. Dessa forma eles trabalham para despertar a mais profunda e autêntica expressão do jovem no mundo.

 

Para participar do Acampamento Prove, você deverá ter participado de pelo menos uma atividade promovida pelo Prove.

 

3 - FELLOW SGB

 

O Fellow já uma liderança dentro de sua comunidade, conectando atores e organizações com o propósito de gerar inovação social. O jovem que se torna Fellow SGB é convidado a engajar aqueles que o cercam em ações que busquem transformação social e impacto. Esses jovens passam por um treinamento imersivo focado em auto-conhecimento e desenvolvimento, novas tendências em inovação social, facilitação de eventos e experiências mão na massa.

 

O Social Good Brasil, realizador do programa, entrega aos Fellows uma jornada de aprendizado e desenvolvimento pessoal, expansão da rede de contatos e conexão com o propósito social e entre as funções do Fellow está a mobilização local de pessoas interessadas em gerar impacto social.

 

Em duas turmas, o programa de Fellows já formou 34 pessoas de 13 estados diferentes.

 

4 - PROGRAMA DE EMBAIXADORES CHOICE 2.0

 

O Programa de Embaixadores Choice 2.0 convida os jovens de todo o país a proporem soluções para os principais Desafios Globais, estes baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

Atuando em equipes, os Embaixadores trabalham para identificar um problema que afete milhares ou milhões de pessoas no Brasil, construir um protótipo e realizar o teste do protótipo junto à alguma comunidade que sofre com o problema trabalhado.

 

O objetivo do Programa é formar jovens conscientes do seu propósito e poder de transformação, preparando-os para pensar e prototipar soluções inovadoras e sustentáveis para os principais Desafios Globais.

 

Desde 2011, já foram formadas 12 turmas, alcançando mais de 900 Embaixadores formados espalhados por 23 estados diferentes do Brasil.

 

Falando nisso, as inscrições para o Programa de Embaixadores Choice estão abertas até 18/03, saiba mais por aqui: https://goo.gl/ugXYZb

 

Como podemos ver, são vários programas que apoiam jovens a identificar seu propósito e a trabalhar com inovação e impacto social. Se qualquer um deles faz sentido para você, entre em contato para saber quando vão ocorrer as próximas turmas. E se você conhece algum outro, indique aqui nos comentários e permita que mais pessoas ainda possam ficar sabendo. :)

 

Facebook
Twitter
Please reload

Já conhece a Experiência Changemaker?

A experiência em Inovação Social para profissionais do futuro.

Receba as novidades do Choice!

Mudar o mundo começa
com a sua escolha!
Vem pro Choice!

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

© 2019 Movimento Choice. Todos os direitos reservados.